O que é: Anvisa

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é uma autarquia federal brasileira, criada em 1999, responsável pela regulação, controle e fiscalização sanitária de produtos e serviços que impactam diretamente na saúde da população. A Anvisa atua em diversos setores, como alimentos, medicamentos, cosméticos, produtos para a saúde, saneantes, agrotóxicos, entre outros. A agência tem como missão promover e proteger a saúde da população, garantindo a segurança, eficácia e qualidade dos produtos e serviços regulados por ela.

===O que é: Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária

A Anvisa, sigla para Agência Nacional de Vigilância Sanitária, é uma autarquia especial vinculada ao Ministério da Saúde. Sua criação foi instituída pela Lei nº 9.782, de 1999, e atualmente é a responsável pela regulação sanitária no Brasil. A agência exerce um papel fundamental na proteção da saúde da população ao estabelecer normas, padrões e registros para produtos e serviços relacionados à saúde.

===Objetivos, competências e atuação da agência reguladora no Brasil

O principal objetivo da Anvisa é promover a saúde da população por meio do controle sanitário de produtos e serviços. Para isso, a agência tem como competências a elaboração e implementação de normas e regulamentos, análise e autorização de registros, inspeção e fiscalização, além de ações de monitoramento e controle da qualidade. A Anvisa atua em todo o território nacional, garantindo que os produtos e serviços estejam de acordo com os padrões de segurança, eficácia e qualidade exigidos.

Além disso, a Anvisa desempenha um importante papel no controle do mercado de medicamentos, alimentos e cosméticos, por exemplo, com o objetivo de garantir que esses produtos sejam seguros para consumo. Ela também atua no controle de agrotóxicos, saneantes, produtos para a saúde, entre outros. A agência possui uma estrutura organizacional que conta com comitês científicos e técnicos, que auxiliam na tomada de decisões relacionadas à aprovação ou restrição de determinados produtos.

A Anvisa desempenha um papel fundamental na proteção da população brasileira em relação à saúde. Por meio de suas ações de regulação, controle e fiscalização, a agência busca garantir que produtos e serviços oferecidos no mercado estejam em conformidade com os padrões de qualidade e segurança exigidos. A Anvisa está sempre atuando para aprimorar suas normas e regulamentos, acompanhando os avanços tecnológicos e científicos, visando sempre a saúde e o bem-estar da população brasileira.

Você não pode copiar o conteúdo deste site!

Plano Basic Pharmus MC

Experimente por 30 dias grátis

Ideal para farmácias individuais que precisam de uma solução online para escrituração, independente de outros sistemas.

Plano Premium

Recomendado para farmácias independentes e distribuidoras