O que é Biológicos em Farmacologia?

Biológicos em Farmacologia são medicamentos que utilizam substâncias produzidas por organismos vivos para tratar doenças. Esses medicamentos são desenvolvidos a partir de proteínas, anticorpos e outros componentes biológicos, diferenciando-se dos medicamentos tradicionais que são produzidos por síntese química. Os biológicos têm ganhado destaque na área da saúde devido à sua eficácia e especificidade no tratamento de diversas doenças.

Definição de Biológicos em Farmacologia

Os biológicos em farmacologia são medicamentos produzidos a partir de organismos vivos, como células de mamíferos, bactérias ou leveduras. Diferentemente dos medicamentos sintéticos, que são produzidos por síntese química, os biológicos são compostos por proteínas, anticorpos ou fragmentos de DNA. Essas substâncias são obtidas através de processos de engenharia genética, onde os genes que codificam as proteínas desejadas são inseridos em células hospedeiras, que passam a produzir essas substâncias em grande escala.

Aplicações e Mecanismos de Ação dos Biológicos em Farmacologia

Os biológicos em farmacologia têm uma ampla gama de aplicações terapêuticas. Eles são utilizados no tratamento de doenças autoimunes, como artrite reumatoide e doença inflamatória intestinal, uma vez que são capazes de modular a resposta imune do organismo. Além disso, esses medicamentos também são empregados no tratamento de câncer, pois podem atuar diretamente nas células tumorais ou estimular o sistema imunológico a combatê-las.

Os mecanismos de ação dos biológicos em farmacologia variam de acordo com o medicamento e a doença em questão. Alguns biológicos atuam bloqueando a ação de moléculas inflamatórias, reduzindo assim a resposta inflamatória do organismo. Outros podem se ligar a receptores presentes na superfície das células tumorais, inibindo seu crescimento e proliferação. Além disso, há também os biológicos que estimulam o sistema imunológico a reconhecer e destruir as células cancerígenas.

Os biológicos em farmacologia representam uma importante evolução no tratamento de diversas doenças. Sua capacidade de agir de forma específica e direcionada, aliada à sua eficácia, tem contribuído para melhorar a qualidade de vida de muitos pacientes. No entanto, é importante ressaltar que esses medicamentos requerem cuidados especiais em relação à sua produção, armazenamento e administração, uma vez que são compostos por substâncias biológicas sensíveis. Portanto, seu uso deve ser sempre orientado por um profissional de saúde capacitado.

Você não pode copiar o conteúdo deste site!

Plano Basic Pharmus MC

Experimente por 30 dias grátis

Ideal para farmácias individuais que precisam de uma solução online para escrituração, independente de outros sistemas.

Plano Premium

Recomendado para farmácias independentes e distribuidoras